Elemento 2B: Compreender a cadeia de fornecimento da carne bovina: análise de risco
Empresas compradoras de carne bovina podem usar a análise de risco para avaliar os riscos sociais e ambientais associados a produção de carne bovina e para identificar os riscos de não conformidade em sua base de fornecimento. Essa análise de risco deve fundamentar o desenvolvimento de uma estratégia de compra responsável e um plano de implementação associado com prazo determinado.
Esse elemento tem como objetivo:
· Fornecer aos compradores de carne no início e no final da cadeia um entendimento da análise de risco e a forma como ela pode ser utilizada para subsidiar o desenvolvimento de uma estratégia de compras responsáveis
· Definir diferentes métodos e ferramentas para identificação do risco na cadeia de fornecimento
· Explicar como as empresas podem utilizar os resultados da análise de risco para priorizar os esforços de engajamento com seus fornecedores.
Como realizar uma análise de risco
1. Avaliação de desempenho do fornecedor - os compradores de carne bovina podem avaliar o nível de conformidade de seus fornecedores diretos em relação à política/compromissos de compra responsável de carne bovina. Isso pode ser feito através de tabelas de desempenho (scorecards) ou questionários que avaliam as políticas e procedimentos que o fornecedor possui.
2. Avaliação de risco socioambiental - A avaliação de riscos busca combinar informação sobre a origem da produção com informação sobre riscos sociais e ambientais que possuam um componente geográfico. Isso pode ser abordada de diversas formas, tanto no nível do país, fazendo uso de dados de terceiros, como através de análises especificas da cadeia de fornecimento envolvendo avaliação geoespacial e o uso de SIG.
3. Avaliação de risco de direitos humanos - Uma avaliação de risco social ou de direitos humanos analisa os impactos reais e potenciais aos direitos humanos que uma empresa provoca, contribui ou que são diretamente associados às suas próprias atividades de compra, bem como aqueles aos quais ela pode estar diretamente associada através de relações comerciais.
4. Priorização - Uma vez que os riscos da cadeia de fornecimento forem levantados, as empresas podem priorizar fornecedores para engajamento e investimentos no início da cadeia.
Mais informações estão disponíveis na nota informativa abaixo – BN2B Análise de Risco