O Beef Toolkit e o Guia de Compra Responsável de Gado: Apoio à Indústria Frigorífica foram desenvolvidos para apoiar empresas que buscam práticas de compra responsável na pecuária (carne bovina e gado). Ambos reúnem, de forma acessível, diversas iniciativas voltadas à promoção de cadeias de fornecimento mais sustentáveis, com atenção especial à redução de impactos socioambientais, como o desmatamento e conversão de vegetação nativa e possíveis riscos a direitos humanos. Os guias seguem uma estrutura baseada em cinco elementos fundamentais para a compra responsável.
Eles estão focados na cadeia da carne bovina brasileira e, por isso, são contextualizados para esta realidade.
Por que a compra responsável de carne bovina é importante?
No Brasil, a produção pecuária tem um papel expressivo no uso da terra e é frequentemente apontada como um dos impulsionadores de expansão de novas áreas. Esse processo pode, em alguns casos, estar relacionado a desafios territoriais e ambientais.
Diante da crescente atenção global aos impactos socioambientais da produção pecuária, torna-se cada vez mais importante adotar e implementar compromissos socioambientais, integrando práticas sustentáveis e respeito aos direitos humanos às estratégias de compra e relacionamento com fornecedores. Empresas compradoras de gado e carne bovina, em todos os elos da cadeia, possuem um papel importante ao estabelecer sistemas de compra responsável, com ações que envolvam o engajamento e o apoio aos fornecedores. Dessa forma, é possível gerar impacto positivo para as pessoas, a natureza e o clima.
Abordagem dos 5 elementos
Os guias são organizados em torno da abordagem de cinco elementos que compõe um processo robusto de compra responsável de gado e carne bovina. Essa estrutura oferece orientações práticas para que as empresas possam desenvolver seus sistemas de monitoramento, engajar fornecedores e promover melhorias contínuas na cadeia de fornecimento.
-
O Guia de compra responsável de gado: apoio à indústria frigorífica foi criado para apoiar frigoríficos na adoção de práticas de compra responsável de gado. A partir da abordagem de cinco elementos, o guia oferece orientações aplicadas para identificar e endereçar riscos socioambientais, estruturar sistemas de controle e fortalecer mecanismos de rastreabilidade e transparência nas operações.
Esse material contribui para que os frigoríficos possam:
Avaliar e planejar a implementação de compromissos de compras responsáveis adequadas à sua realidade operacional;
Identificar e mitigar riscos em suas cadeias de fornecimento, desde os fornecedores diretos até os indiretos;
Engajar com diferentes perfis de fornecedores e incentivar práticas alinhadas aos compromissos da empresa;
Implementar controles de compra que ajudem a detectar e dar tratativas a não conformidades;
Monitorar e comunicar o desempenho de forma consistente, atendendo à demandas do mercado
Acesse o Guia de compra responsável de gado: apoio à indústria frigorífica e avance no fortalecimento de cadeias de fornecimento livres de desmatamento e violações de direitos humanos.
-
O Beef Toolkit apoia empresas na implementação de compromissos de compra responsável de carne bovina e subprodutos. Com base em uma abordagem estruturada em 5 elementos, o guia oferece ferramentas práticas para integrar critérios socioambientais às estratégias de suprimentos e fortalecer a governança da cadeia de fornecimento.
Este material é voltado a empresas que atuam no final da cadeia e oferece apoio para:
Avaliar e estruturar planos de implementação com metas claras e prazos definidos;
Compreender os principais riscos ligados às origens da carne adquirida;
Definir como e quando engajar fornecedores e outros atores relevantes;
Estabelecer sistemas robustos de controle de compras;
Monitorar, verificar e comunicar resultados com foco em transparência.
Acesse as Notas Informativas e conheça os cinco elementos fundamentais para construir uma cadeia de fornecimento mais sustentável e responsável.
Notas informativas
ELEMENTO 1: AVALIAR E PLANEJAR A IMPLEMENTAÇÃO
Os planos de implementação consolidam sua compreensão da estratégia, etapas, responsabilidades e prazos, permitindo o monitoramento do progresso e futuras revisões.
ELEMENTO 2A: COMPREENDER OS RISCOS DA CADEIA DE FORNECIMENTO
Mapear a cadeia de fornecimento da carne bovina até a origem é fundamental para que as empresas identifiquem riscos socioambientais em suas cadeias e implementem as medidas necessárias para garantir o cumprimento de seus compromissos.
ELEMENTO 2B: COMPREENDER A CADEIA DE FORNECIMENTO DA CARNE BOVINA
Empresas compradoras de carne bovina podem usar a análise de risco para avaliar os riscos sociais e ambientais associados a produção de carne bovina e para identificar os riscos de não conformidade em sua base de fornecimento. Essa análise de risco deve fundamentar o desenvolvimento de uma estratégia de compra responsável e um plano de implementação associado com prazo determinado.
ELEMENTO 3: ENGAJAMENTO DENTRO E FORA DAS CADEIAS DE FORNECIMENTO
Para avaliar o desempenho à medida que você implementa as políticas, você precisará planejar o que será solicitado aos fornecedores e desenvolver e apoiar a implementação de um plano de ação para garantir que os fornecedores estejam trabalhando para cumprir suas políticas de compras.
ELEMENTO 4: ESTABELECER UM SISTEMA DE CONTROLE DE COMPRAS
Os sistemas de controle de compras podem ajudar as empresas a avaliar os fornecedores quanto à não conformidade com suas políticas de compra responsável de carne bovina. Ao sinalizar violações de políticas, esses sistemas permitem que os compradores adotem ações positivas para lidar com a não conformidade e, assim, cumprir seus compromissos.
ELEMENTO 5: MONITORAR, VERIFICAR E COMUNICAR
É importante monitorar, verificar e comunicar seu progresso interna e externamente, não apenas para rastrear o progresso e revisar metas e estratégias, mas também para tornar o processo transparente.