Elemento 4: Estabelecer um sistema de controle de compra de carne bovina
Os sistemas de controle de compra podem ajudar as empresas a comprar e vender carne bovina sem desmatamento e conversão, bem como identificar violações de políticas e tomar medidas positivas para lidar com o não cumprimento e assim cumprir os compromissos presentes nas suas políticas.
Este elemento visa:
· Descrever as principais etapas e ferramentas testadas para as empresas desenvolverem sistemas de controle de compra que sinalizam não conformidade no nível da produção
· Apoiar empresas no início da cadeia que compram diretamente dos produtores, com foco nas ferramentas e abordagens que estão sendo usadas no Brasil para monitorar e avaliar os produtores de carne bovina
· Fornecer informações para empresas no final da cadeia para ajudá-las a compreender os desafios que seus fornecedores de carne bovina enfrentam e quais soluções potenciais existem
· Fornecer uma base para o diálogo entre as empresas no início e final da cadeia sobre metas e agendas
Processo do Sistema de Controle de Compra
1. DEFINIR O SISTEMA DE CONTROLE DE COMPRAS
Os sistemas de controle de compras (SCC) visam verificar a conformidade de uma compra com a política de compras de uma empresa. São ferramentas práticas que permitem às empresas monitorar e verificar os critérios definidos durante o processo de compras. Normalmente, isso depende de informações básicas dos fornecedores de gado, como o número de identificação do fornecedor de gado, ou dados geográficos sobre fazendas de gado.
2. DEFINIR AS BASES DE DADOS PARA VERIFICAR OS REQUISITOS MÍNIMOS
Existem diversos bancos de dados que permitem aos compradores de carne avaliar seus fornecedores de acordo com certos critérios, incluindo desmatamento e violações de direitos humanos, como trabalho análogo a escravo. Ao escolher quais bancos de dados usar, a empresa deve definir os critérios mínimos que deseja fazer a triagem e avaliar os bancos de dados disponíveis para identificar qual é o mais adequado para seus requisitos.
3. ESTABELECER UM SISTEMA DE MONITORAMENTO
Após definir quais bancos de dados serão usados, a próxima etapa é definir um sistema de monitoramento. Isso envolve a identificação de quais dados são necessários sobre os fornecedores, estabelecendo um procedimento de monitoramento claro, treinando a equipe em como usá-los e definindo o que acontecerá com um fornecedor que não esteja em conformidade. Fornecedores de gado que não estão em conformidade devem ser engajados e investigados antes de qualquer decisão sobre a suspensão.
4. REINTEGRAR FORNECEDORES SUSPENSOS
Muitos compradores suspendem automaticamente os fornecedores que não estão em conformidade na sua cadeia de fornecimento. No entanto, isso pode criar problemas, criando uma escassez no fornecimento, e não resolve as questões sociais ou ambientais in loco, uma vez que os produtores que não estão em conformidade podem encontrar compradores de gado alternativos com políticas menos rígidas. Portanto, a melhor abordagem é engajar diretamente os fornecedores que não estão em conformidade, apoiando-os no desenvolvimento de um plano de ação corretiva com prazo determinado para que possam alcançar a conformidade total.
Mais informações na nota informativa abaixo - BN04 Sistemas de Controle de Compras